top of page

DESENHANDO MÉRTOLA

#exposição#ermida_edited.jpg

Unimos criativos em torno de conceitos sustentáveis nas suas diversas vertentes e que falem de identidade, reportando para referências sobre os lugares, nomeadamente aqueles com ligação ao território, às comunidades e que se relacionem directa ou indirectamente com o Alentejo, fazendo eco à região de Mértola.

​

Somos uma plataforma de design participativo que engloba a visão de locais sobre os sítios, mas também de design colaborativo, que combina entre si criações de designers e artistas locais ou estrangeiros, no co-design de peças de vestuário e acessórios, que tragam um novo olhar sobre o território.

​

Na génese da Safra estão vectores como o upcycling de vestuário descartado, a integração de técnicas artesanais, referências culturais e patrimoniais, a co-criação, o design participativo e o intercâmbio de saberes, o associativismo intergeracional, pluridisciplinar e institucional e a transferência de conhecimento rural/urbano na dicotomia artesanato/design.

IMPACTO PARA A VIDA

​

A Safra tem a sua génese no projecto Desenhar a Terra Futura promovido pela Associação Via Criativa, fundada no concelho de Mértola com o intuito de promover o Design para o Desenvolvimento Local. O mesmo pretende implementar um modelo sustentável de design glocal na área do slow fashion, baseado na cultura local e com impacto social, económico e ambiental. O projecto foi iniciado ao abrigo do Programa Bairros Saudáveis, iniciativa do Governo Português para o bem-estar das populações em territórios vulneráveis.


Tendo o design como disseminador de cultura, a Safra pretende perpetuar a preservação da cultura e património locais ao aliar o Design e a Moda ao Território, almejando o envolvimento e intercâmbio das diferentes gerações, a fixação da população no local e o intercâmbio entre designers e artesãos, numa aprendizagem para a vida. 

SINERGIAS INSTITUCIONAIS

_edited_edited.jpg

O desenvolvimento de sinergias institucionais ao abrigo do Desenhar a Terra Futura trouxe projectos novos como workshops de design têxtil e moda, levados a cabo na Escola Primária de Alcaria Ruiva, edifício que assim foi revitalizado, com o apoio da Junta de Freguesia. Sinergias institucionais foram criadas também através de eventos, de que é exemplo o workshop de tingimento natural integrado na Bienal de Artes e Ofícios do Alentejo.

O mesmo aconteceu com o Agrupamento de Escolas de Mértola, através da integração de projectos de design têxtil no âmbito do programa da disciplina de Educação Visual do 9º Ano, leccionada pela Professora Nádia Torres. O resultado esteve patente na exposição “Mértola está na Moda”, exibida na Ermida de São Sebastião e comprova como o design que integra e revitalização técnicas artesanais, cultura e património empodera comunidades com novas competências e conhecimento baseados na linguagem emblemática do local.

DSC00813_edited.jpg

Enquanto projeto catalisador de novas ideias, atividades e parcerias em torno de um objetivo comum, o Desenhar a Terra Futura reflecte-se na Safra. No âmbito da transferência de conhecimento rural/urbano, o Núcleo de Arte Islâmica recebeu o trabalho de estudantes universitários de Design de Moda, na exposição “Superfícies Desenhadas: Cerâmica Islâmica e Design Têxtil”. A mostra integra propostas de tingimento e estamparia com aplicabilidade em vestuário, como demonstraram os lenços em exposição, uma co-criação com a Safra.

A Safra colabora com artistas em temáticas relacionadas com o território e a pertença de indivíduos aos lugares. Tal reflecte-se na parceria com o colectivo ID Compass, que integra o conceito de identidade potenciado pelo contexto da migração, em reconfigurações plásticas e visuais que permitem incorporações metafóricas.

A Safra integra processos de design que reconvertem material têxtil descartado, de que é exemplo o Denim. Peças de ganga foram cedidas pela Loja Social do Núcleo de Voluntariado de Mértola para os workshops de costura desenvolvidos ao abrigo do projecto Desenhar a Terra Futura e o material não aproveitado foi reconvertido em novas peças de vestuário, numa óptica de Desperdício Zero. 

# Nadia logo base exp BRANCO.png
1024x1024bb.png
! Escola Secundária Mértola (2).jpg
# logo_blue_big.png
ENTRE IMAGEM 1.png
logótipo FAUL.jpg
bottom of page